13 October 2009

Networks and Special Events in Cities The case of Guimarães

Master Thesis - Networks and Special Events in Cities: The case of Guimarães. Oliveira, Eduardo (2009)

Resumo

“Globalization has increased global shifts of resources, capital and people, and has intensified the competition among cities for attention, influence, markets, investments, businesses, visitors, talents and significant events” (Zhang and Zhao, 2009: 1). As cidades competem entre si no sentido de obterem ganhos de notoriedade da sua imagem e assim canalizarem investimentos, novas funções, turistas, conhecimento, criatividade, capital humano para o seu espaço geográfico. Neste contexto de city branding, é objectivo deste trabalho de investigação entender o papel do network organizacional nas cidades tendo particular atenção aos eventos especiais de carácter duradouro que algumas cidades conseguem organizar. O networks é um fenómeno que tem vindo a ganhar atenção literária, essencialmente na segunda metade dos anos 80 do século XX, sendo que tem vindo a acompanhar e a alargar o seu âmbito de aplicação. O network em pequenas e médias empresas, organizações industriais, aglomerações regionais, nas estratégias de gestão, no comportamento e mudanças culturais são exemplos de aplicações recentes do network. Contudo, em termos turísticos, na perspectiva do marketing, do city branding, e especificamente em eventos especiais está ainda pouco desenvolvido. Birley et al. (1991: 571) citado por Lynch (2000: 95) refere que uma network densa permite maiores relações de troca de informação e incremento de conhecimento. Entender o network no contexto da organização de eventos especiais como um exponencial de notoriedade e imagem positiva para a cidade, serão os conceitos a relacionar e explorar qualitativamente neste case study, tendo presente a unidade de análise – relacionamento e unidade territorial - a cidade de Guimarães.

Key-words: Networks; Cidades, Relações, Eventos especiais, Guimarães