23 March 2009

Análise de stakeholders para o turismo sustentável

Análise de stakeholders para o turismo sustentável 0 (0 Votos)
de Lindemberg Medeiros de Araujo
Idioma principal do documento: Português
Idioma secundário do documento: Inglês

Resumo em Português: Este trabalho tem como objetivo propor cinco abordagens de análise de stakeholders que apresentam possibilidades para fi ns do planejamento e gestão dos lugares e destinações turísticas. É um trabalho de cunho teórico elaborado a partir da revisão de literatura da pesquisa de doutoramento do autor. Faz-se a discussão de que a análise de stakeholders é uma abordagem teórico-metodológica que pode contribuir para a construção do turismo sustentável por ser um procedimento que conduz ao envolvimento de atores e agentes sociais no processo de planejamento e gestão dos lugares que se tornam território da função turística. Assim, facilita a incorporação no processo decisório dos interesses coletivos das sociedades envolvidas.
Palavras-chave em Português: Turismo, stakeholders, planejamento, gestão, sustentabilidade.

Resumo em Inglês: This work advances fi ve approaches to stakeholder assessment that are well suited to the planning and management of tourist places and destinations. It is a theoretical contribution that was developed based on the author’s doctorate research. It is proposed here that stakeholder analysis is a theoretical and methodological approach that can aid the construction of sustainable tourism as the approach leads to the involvement of social actors and agents in the planning process of places that have become the territory of tourist functions. Participation can help consideration of the collective interests that are present in the tourist places and destinations.
Palavras-chave em Inglês: Tourism, stakeholders, planning, management, sustainability
Detalhes
Tipo: Artigo de opinião/Ensaio

Áreas temáticas: Ciências e Tecnol. do Ambiente, Economia e Gestão, Turismo e Lazer
Informação curricular dos autores: Formado em Geografia (UFAL), mestrado em Recursos Ambientais (Inglaterra) e doutorado em Planejamento Turístico (Inglaterra). Foi assessor técnico do IMA (órgão de meio ambiente de Alagoas) durante 8 anos. Realizou visitas técnicas aos órgãos de meio ambiente do México e Alemanha. Leciona Geografia do Turismo e Análise Ambiental na UFAL (graduação) e a disciplina Turismo, Espaço e Desenvolvimento no PRODEMA / UFAL (mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente). É pesquisador do CNPq (bolsa de produtividade) e parecerista ad hoc do CNPq e da Revista Geonordeste. Tem interesses de pesquisa em Turismo e em Geografi a, com ênfase na relação entre participação, território e desenvolvimento sustentável.

Ano publicação/produção: 2008
Publicação: Caderno Virtual de Turismo
Referência bibliográfica: Araujo, L.M. (2008). Análise de stakeholders para o turismo sustentável. Caderno Virtual de Turismo, 8(1): 91-99.
Número de páginas: 9

Preço: 0 €

Formato: pdf
Tamanho: 0,222 Mbytes